6 Ideias para aproveitar os espaços de sala e cozinha

Com graça e engenho pode rentabilizar os espaços mais complicados da sua casa. Não perca estas ideias, pois podem servir de base e inspiração.

1- Prateleiras ao lado da lareira. Porquê desperdiçar a reentrância da parede existente ao lado da lareira? Pode ganhar-se espaço para colocar livros caixas e enfeites com várias prateleiras. Para lhes dar maior protagonismo, foram escolhidas em tom escuro e bastante grossas.

2 – Duas estantes a fazer canto. Esta solução bastante acertada foi útil para rentabilizar um canto que contava com um pilar de carga anti-estético.Foram construídas duas paredes em Pladur, desenhadas com a mesma largura do pilar. Este material permite uma instalação mais rápida e asseada do que a tradicional em alvenaria, por 60 €/m2 aprox., e num dia a estrutura está pronta a utilizar.Foram colocadas prateleiras simétricas de ambos os lados do pilar, de modo a ficarem completamente escondidas, e em madeira de pinho para quebrar a uniformidade do branco intenso das paredes.

3- Um grande armário à medida em “L”. Como eram apenas necessários 40 cm de profundidade, foi possível colocar a mesa em frente. Para rentabilizar o espaço ao máximo é melhor encomendar o armário à medida. Assim, pode ser desenhado de acordo com as necessidades reais. Neste local foi desenhado ocupando toda a parede, com portas brancas e vidro na parte superior, para aligeirar o seu peso visual e expor a louça. A zona inferior foi fechada com portas de modo a poder ser utilizada para outros utensílios.

4 – Uma cozinha completa num recanto. Os metros nunca são poucos quando são bem aproveitados. Basta procurar os recursos adequados. Nesta cozinha os armários chegam ao tecto para rentabilizar o espaço vertical; o exaustor e o microondas foram integrados em dois módulos e a máquina de lavar louça é mais estreita do que é habitual.

5 – Duas ideias para criar uma mini-despensa
São tantos os objectos e utensílios a guardar numa cozinha que nunca é demais dispor de um espaço extra de arrumação, seja qual for a sua dimensão. Repare!
1ª ideia –  A zona lateral do armário foi aproveitada com prateleiras.
Só têm 10 cm de profundidade, mas é suficiente para ter à mão utensílios de uso habitual, como garrafas, cestos…

2ª ideia – A reentrância na parede foi preenchida com prateleiras, aqui mais largas, para guardar o serviço de cozinha, etc. Assim, protege do pó e da gordura, pois foi fechada com uma porta — de vidro na zona superior e fechada na inferior.

6- Zona de lavar e passar roupa. Está pensada ao milímetro para ficar integrada dentro do conjunto dos móveis de cozinha que, para aproveitar a planta rectangular, estão distribuídos em forma de “L”.

Um módulo em coluna, colocado em “L”, é ideal para guardar a tábua de passar a ferro quando não está a ser utilizada. Ao lado, a máquina de lavar roupa e a de secar em coluna — uma boa opção para rentabilizar o espaço. Na parede, um candeeiro extensível.

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *