A importância da cor

A escolha das cores para a decoração de uma casa é uma tarefa complexa, uma vez que a cor é uma ferramenta poderosa, capaz de alterar por completo o ambiente de um espaço e até mesmo o estado de espírito dos que nele habitam diariamente.

Assim, antes de escolher as cores referência para a decoração de cada uma das divisões de uma casa é fundamental ter em consideração as dimensões do espaço, a exposição solar, a sua função e a sensação que se pretende transmitir a quem nele entra.

Sendo uma cor quente, diariamente ligada à paixão e ao amor, o vermelho é uma cor capaz de  criar um grande impacto na decoração, funcionando como um forte estímulo para o corpo e para a mente, tal como o laranja, que emana vitalidade e alegria, pelo que ambos devem ser utilizados preferencialmente em ambientes que convidem à socialização, tais como a sala ou a cozinha.

Nos quartos, pelo contrário, funcionam melhor os tons azuis, pois remetem para uma atmosfera de calma e tranquilidade, proporcionando um efeito relaxante que convida ao descanso, embora o vermelho também possa ser utilizado nesta divisão, criando um ambiente que convida à sedução e ao romance.

Por fim, entre as principais tendências de decoração para o próximo outono /inverno, no que à cor diz respeito, encontramos o amarelo, uma cor quente, que transmite calor e energia.

Assim, a conjugação do amarelo, nas suas várias tonalidades, com o cinzento, o preto e o branco é uma das grandes tendências de decoração para a próxima estação, presente não só na cor das paredes, mas também nos têxteis e nos objectos decorativos.