Casa rústica clássica e atual

Uma sábia combinação de móveis e materiais de antigamente, com peças e revestimentos mais modernos, deu lugar a ambientes acolhedores e confortáveis sem perder o estilo rústico original da casa que a seguir se apresenta.

 

Esta casa, situada perto do rio Minho, estava em estado de ruínas devido à passagem do tempo e ao abandono. No entanto, os proprietários atuais souberam tirar partido de todas as suas possibilidades e decidiram recuperá-la. Foi a dona quem levou a cabo todo o projeto ajudada por artesãos da zona que conhecem bem o trabalho em pedra e madeira ao estilo dos costumes da região. Assim, decidiu conservar a sua estrutura original, exceto o espaço envidraçado criado para dar mais amplitude ao quarto, mas modificou a distribuição.

A maioria dos móveis foi recuperada pela proprietária ou, então, adquirida em leilão.

Zona de estar confortável
A zona envidraçada permitiu ganhar metros na divisão para criar esta zona de estar. Sob a janela, a estante em forma de ‘L’ que t1T na outra parede, esconde um radiador.

Uma mudança fundamental foi a elevação da sala comum para dar altura à cozinha situada mesmo em baixo. Esta é a divisão que mais mudou com a obra: a altura do teto foi elevada, foi decorada com vigas de madeira pintadas no tom azul-acinzentado do resto da casa e o solo de terra original foi substituído por peças de pedra trabalhadas ao estilo da zona. Três degraus de pedra natural dão acesso à nova sala, na qual o teto apresenta um formato original, reconstruído por um artesão local, e que dá um toque majestoso à habitação.

O acabamento em azul-acinzentado a condizer com as paredes, e o chão de madeira, convertem-se num elegante fundo para a decoração de marcado estilo clássico, pois a maioria dos móveis foi recuperada pela proprietária ou adquirida em antiquários.

 

À direita da entrada para o primeiro piso encontra-se o quarto principal que dispõe de uma zona de estar confortável. Um biombo de madeira dá-lhe mais privacidade. Assim, a casa, que foi totalmente recuperada, mantém a essência de uma casa rural e está pronta para receber visitas.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *