Home » Dicas Decoraçao » COMBINAÇÃO DE CORES

COMBINAÇÃO DE CORES

Algumas pessoas possuem uma sensação instintiva para saberem quais são as cores que  combinam com sucesso num vasto esquema de decoração. Contudo, poderá aprender depressa se as cores contrastam ou se complementam umas às outras. Qualquer uma das alternativas pode fornecer a base para um esquema de cores altamente bem sucedido.

O claro e o escuro
Utilizar cores particularmente claras juntamente com sombras muito mais escuras pode dar uma boa definição entre as várias superficies de uma sala. Aqui, a cor limão-clara do nicho e a madeira clara criam um bonito acabamento em contraste com as paredes azul-escuras.

Uso de cores complementares
O vermelho e o verde combinam bem juntos, porque são cores complementares – ou seja, situam-se exactamente em lados opostos na paleta de cores. O esquema de cor apresentado aqui também inclui o amarelo, que contrasta com as cores complementares.

 

Equilíbrio com cores relacionadas
As cores contrastantes dão ênfase aos pormenores, mas se forem tonalidas adjacentes também unem uma sala. As paredes e janela vermelhas ligam este esquema, apesar da diferença abissal em relação às cores da parede. O amarelo vibrante do rodapé contrasta com o amarelo pálido da parede e, ao mesmo tempo, combina com ele.

 

ESCOLHA DE CORES

  • Siga os instintos.Escolha cores básicas dentro de um esquema, de acordo com as suas preferências. Depois de ter escolhido estas cores básicas, pode fazer ligeiras variações de sombra, para satisfazer exigências específicas.
  • Harmonize um acabamento. Escolha cores com a mesma intensidade dentro de um esquema, para criar uma sensação relaxante no interior de um quarto. Quanto maior for a diferença na intensidade, maior será a tendência de as cores sobressaírem. Poderá desejar realçar uma determinada característica utilizando este efeito.
  • Misture cores complementares. Combine uma área grande de uma cor com a sua cor complementar, o que vai suavizar o sombreado original. Também pode usar este método para atenuar tonalidades vibrantes, para que combinem mais harmoniosamente.

  Gostou deste artigo? Partilhe-o no Facebook com os amigos!

Deixe comentário