COR E ESTILO DE DECORAÇÃO

.

Uma das alegrias da decoração é proporcionar uma oportunidade para fazer experiências com cores e estilos de decoração e fornecer-lhe uma maneira de expressar o seu gosto pessoal e preferências. No entanto, criar as suas próprias combinações de cores e escolher estilos implica reflexão e ponderação sobre outros factores antes de tomar as decisões finais.

 

 

COMPREENDA AS CORES

Não é necessário entender os conceitos físicos por trás da derivação de cor para poder saber porque gosta de determinadas cores, ou para determinar um esquema de cores. Pelo contrário, você precisa de conhecimentos profissionais sobre o relacionamento entre as diferentes cores e como se afectam mutuamente.

 

 

 

APLICAÇÃO DE CORES

  • Defina objectivos Decida se quer ou não alcançar um detemlinado resultado com as cores que escolheu para uma sala e qual o tipo de ambiente que quer criar. Seleccione uma cor principal, tendo em mente essas necessidades — cores repousantes num quarto, por exemplo, ou tonalidades quentes e convidativas numa área social.
  • Desperte Emoções. Todas as cores produzem diferentes estímulos emocionais nas pessoas. Se quiser dar nas vistas ou chamar a atenção, use uma cor forte e quente. Escolha cores vivas que sejam acolhedoras e reconfortantes, Seleccione cores fortes e frias para obter um efeito relaxante, em vez de um efeito estimulante. As cores frias são revigorantes, mas acalmam ao mesmo tempo.
  • Combine cores. Organize um esquema de cores à volta de uma cor principal. Depois, pondere se as outras cores devem formar uma gama de tonalidades consecutivas, se devem ser cores discordantes, contrastantes ou complementares, ou se devem ser combinadas para criar um esquema global mais complexo.
Linguagem da cor
Todas as cores do espectro derivam de três cores primárias – vermelho, amarelo e azul. As cores secundárias são criadas ao misturar duas cores primárias: amarelo e azul para formar o verde, por exemplo. Todas as outras cores são conhecidas como cores terciárias e formadas a partir de uma variedade de combinações de cores primárias e secundárias.
Os sombreados e as tonalidades são produzidos aclarando ou escurecendo as cores ao adicionarmos o preto ou o branco.

Cores relacionadas

As cores primárias situam-se a intervalos iguais à volta da “paleta de cores.” De cada lado de uma cor primária está uma variedade de tonalidades e de sombreados adjacentes. As cores complementares situam-se exactamente no lado oposto de cada uma na paleta de cores.

 

 

One Response

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *