Cuidados de limpeza com as Cozinhas


Limpeza por materiais

Lava-loiças de Aço Inoxidável

Ao contrário do que poderia imaginar, ao limpar este componente das cozinhas evite o uso de esfregões verdes ou palha de aço, pois os lava loiça modernos trazem um acabamento de protecção que será destruído com a utilização deste tipo de materiais.
Pano macio embebido em vinagre é a melhor forma de o limpar.

Tampos em pedra

A utilização de cera liquida normalmente utilizada para o chão, diluída em água é uma óptima dica para manter o tampo da sua cozinha limpo e brilhante. Lembre-se que a utilização de um pano macio ou uma camurça também se aplica para este material que faz parte da sua cozinha.
A pedra também é uma superfície porosa, logo absorvente. Pelo que sempre que entornar qualquer produto que manche, deverá limpá-lo rapidamente de modo a evitar manchas difíceis de retirar ou mesmo danificar o seu tampo definitivamente.
No caso de manchas de café, vinho tinto ou azeite, a utilização de Cif creme é sempre uma boa opção.

Tampos de Aglomerados Sintéticos

O procedimento é igual ao das pedras

Placas Vitrocerâmica

Com a utilização dos produtos certos e materiais certos, a limpeza destas placas é muito fácil.
Deverá utilizar produtos de limpeza próprios para este tipo de placas com a ajuda de esponjas anti-rico.

Placas a Gás

Uma limpeza cuidada e frequente deste elemento da cozinhas é factor essencial para o prolongamento da vida da sua placa.
Devem ser lavados os bico e espalhadores tendo sempre em atenção ás incrustações.
È sempre importante uma consulta dos manuais de instruções dos seus aparelhos.

Forno

Com vista a ser mais fácil e eficaz a limpeza do forno, esta deverá ser feita com ele ainda morno. usando um pano ou camurça embebido em água quente e detergente. Não deixar escorrer e secar com cuidado. Alguns fornos são providos do sistema pirolotico que permite a auto limpeza, basicamente estes fornos, a quando a activação desta função, atingem altas temperaturas que transformam a gordura em cinzas. Sendo apenas necessário a limpeza destas.

Máquina de Lavar Roupa

É fundamental a regular inspecção e limpeza dos filtros da máquina da roupa, pois neles terá certamente várias surpresas naquilo que poderá encontrar, ganchos, botões e moedas são os mais frequentes.
É também importante a limpeza da gaveta do detergente. O uso de pastilhas descalcificantes é fundamental para aumento longevidade da máquina.

Máquinas de Lavar Louça

O calcário é o maior inimigo das máquinas de lavar louça. A melhor forma de o evitar é a utilização de sal especifico para estas máquinas. O conteúdo do seu depósito deve ser verificado regularmente , pois este deve manter-se sempre praticamente cheio. É também importante a limpeza regular do filtro.

Frigorífico

Água morna e bicarbonato de sódio é a melhor combinação para a limpeza do frigorífico.
Para eliminar cheiros persistentes damos a seguinte dica; durante uma hora deixe uma chávena de leite quente no interior do seu frigorifico.

Chaminés e Exaustores

É importante a Substituição dos filtros a cada dois meses quando sejam feitos de material não metálico.
Os filtros metálicos devem ser lavados na máquina da loiça a cada dois meses.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *