Decoração de escadas

decoraçãos de escadasTal como o Hall de entrada, a escada e a zona que a envolve são muitas vezes consideradas um mero local de passagem, por esta razão a decoração das escadas deixa a desejar ou não existe. Para que tal não aconteça em sua casa, aproveite as nossas sugestões para decorar a sua escada.

A escada é muitas vezes o primeiro elemento arquitectónico em que reparamos ao entrar numa casa. Faz a ligação entre os andares e está, na maioria dos casos, estrategicamente colocada na zona central da habitação.

A sua forma e altura, o movimento que sugere e os vários materiais escolhidos para a sua construção ajudam a criar um importante impacto visual.

Infelizmente, tal como acontece com o corredor, a escada é frequentemente encarada como um mero local de passagem, não merecedora de grandes atenções decorativas. O resultado são espaços frios, desinteressantes e, quantas vezes, mal iluminados.
Por tudo isto, damos-lhe alguns conselhos estruturais e decorativos para que tome esta zona da casa mais atractiva.

SUGESTÕES A CONSIDERAR

Comecemos pela balaustrada e corrimão, tentando ‘fugir’ das soluções mais comuns. Sugerimos que aplique diferentes materiais e os conjugue, conseguindo assim um resultado mais interessante.

Pode utilizar os seguintes materiais na decoração da sua Escada, a madeira na sua forma mais simples (em tom natural), o bambu e o ferro pintado.

Em termos decorativos pensamos ser conveniente que siga um mesmo princípio ao longo de toda a extensão das escadas, de forma a criar uma certa unidade visual ao longo do percurso entre os pisos.Muitas vezes, a simples repetição de um elemento decorativo é quanto basta para criar esta noção de homogeneidade.

Também em termos de segurança convém ter em atenção determinados aspectos. O revestimento dos degraus não deve ser escorregadio e, no caso de se utilizar um tapete ou uma passadeira, há que ter em atenção se estão convenientemente fixos.

A iluminação é outro factor fundamental, contribuindo não só para o aspecto prático e funcional como também decorativo. Uma luz adequada é, na maior parte dos casos, suficiente para dar às escadas a teatralidade que merecem.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *