Escolha a caixilharia adequada

 

.

São muitos os fatores que devem ser tidos em conta ao escolher a caixilharia ou outra estrutura similar. Dizemos-lhe quais são esses fatores, as situações inesperadas, os apoios financeiros…

 

1 -VEJA A FUNÇÃO QUE VAI TER E A SUA LOCALIZAÇÃO NA CASA

Se vai servir para separar ambientes, como a zona de jantar e a cozinha da foto, não tem de ser estanque nem incluir isolamento térmico, mas se vai dar para o exterior (janelas, terraços…) terá de ser. Veja as informações seguintes.

2 – ESCOLHA O SISTEMA DE ABERTURA DA JANELA

Se tem espaço para abrir as janelas, as de batente são as mais estanques. Por sua vez, as de correr são menos herméticas. Uma solução intermédia? As oscilobatentes.

 

3- E os vidros?

Em situações normais basta do tipo Climalit. Quanto maior espessura tiver o vidro e maior for a câmara, mais isolarão. Para casos especiais também há térmicos, acústicos…

 

4- O QUE ENCARECE  O ORÇAMENTO?

Se a caixilharia é colorida ou imita a madeira, pode chegar a ser entre 8 e 15% mais cara do que uma branca. Os vidros com quadrícula podem ser até 20% mais caros. Mas, para além da caixilharia, o preço pode aumentar se for preciso rematar o chão ou as paredes, pintar…

 

5 – PERFIS: PVC OU ALUMÍNIO?

Já não ha tantas diferenças de preço entre eles e as suas prestações são similares desde que o alumínio (metal condutor) incorpore RPT (Rotura de Ponte Térmica). Trata-se de um sistema que evita que as janelas transpirem quando faz frio fora e calor dentro. O PVC, como é de plástico, não conta com este problema, mas em contrapartida pesa muito. Por esse motivo não é muito recomendável  janelas de PVC de grande dimensão, a não ser que tenham amortecedores hidráulicos, mais caros.

 

6 – INSTALAÇÃO: QUANTO DEMORA

Se não incluir alguns trabalhos de alvenaria (eliminar paredes, erguer um muro para apoiar a estrutura…) em apenas 1 dia podem ser fechados 2 terraços.

 

7 – Para os tetos…
Há painéis de policarbonato ou de vidro fixos ou móveis que podem ser acionados manualmente ou com um comando à distância.

 

8 – O QUE SÃO AS  CORTINAS DE VIDRO

São estrutura com folhas de vidro sem perfis. Não são muito estanques mas são ideais para proteger terraços em zonas climáticas muito quentes (praias), uma vez que permitem uma visão muito mais limpa.

 

9 – SE SE TRATA DE UM SÓTÃO…

Existe uma ampla variedade de janelas de telhado com uma série de complementos:
toldos ou persianas exteriores, estores, venezianas, cortinas de escurecimento para o interior… Desde 360€, da marca Velux.

 

10 – BENEFICIE  DE AJUDAS

As despesas com equipamentos de energias renováveis são dedutíveis em lRS, de 4 em 4 anos: instalações e painéis solares térmicos, substituir envidraçados simples por vidros duplos com caixilharia de corte térmico; painéis fotovoltaicos.

 

 

Saiba que:

47% da energia consumida no lar destina-se à climatização, o que pressupõe quase metade da fatura da luz. Pelas janelas é por onde escapa a maior parte do frio/calor de uma casa, consoante a estação. A instalação de uma boa caixilharia pode pressupor uma poupança até 30% do gasto habitual em aquecimento e em ar condicionado.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *