Espaços abertos

.

Tons claros nos tecidos, ambientes espaçosos, misturas e contrastes bem doseados numa casa cheia de encanto. Uma lição de bom gosto.

Sala com dois niveis
A sala tem duas alturas: junto à porta que dá para o jardim fica a zona de estar e, do outro
lado, quatro degraus acima, fica a zona de jantar, delimitada por um muro baixo…

 

Uma decoração serena e espaços agradáveis e muito confortáveis eram o mais importante para os donos desta casa quando decidiram escolhê-la para viver. Os objetivos foram totalmente alcançados graças a uma escolha acertada de cores e também de materiais. Por outro lado, também a própria organização desta vivenda, de dois andares, acabou por contribuir para a criação de espaços muito amplos, luminosos e, acima de tudo, confortáveis.

 

A DUAS ALTURAS
A sala de estar e a de jantar partilham um mesmo espaço, mas têm níveis diferentes e estão delimitadas por um muro baixo que dá continuidade visual e profundidade ao espaço. Junto à portada que dá para o jardim, fica a sala de estar. A zona de jantar está do outro lado, num espaço mais alto a que se acede subindo quatro degraus. Esta zona de refeições foi decorada com um espelho com uma moldura escura e um candeeiro de teto original, em ferro forjado. As paredes têm um tom creme.

O piso inferior da vivenda tem mármore no chão, enquanto os quartos, que ficam no andar superior, têm um bonito soalho flutuante. Tapetes em tons claros aquecem quase todas as divisões. Os proprietários optaram por recuperar algumas peças que tinham noutra casa e combinaram-nas com novas aquisições.

Esta estética equilibrada e harmoniosa deve-se ao uso de uma mesma gama de cores nas paredes, nos tapetes e nas cortinas: a base neutra em tons crus, beges e torrados dá continuidade visual à casa e liberdade para incorporar peças com estilo diferente, como a mesa de centro em ferro e vidro ou a consola chinesa, ambas de Becara, que estão na sala. Com estas opções de base, havia o risco dos espaços serem monótonos, mas isso foi bem resolvido com alguns móveis de madeira escura, lacados a preto ou em ferro. Para além disso, os tecidos lisos, em tons crus, beges e cremes, foram combinados com estampados discretos, com cores mais escuras, mas dentro dos torrados, cinzentos e pretos. Na cozinha, a escolha foi para texturas diferentes: granito na bancada, um laminado branco na parte da frente dos armários e ébano na parte lateral. Os quartos são espaços que transmitem tranquilidade através de peças especiais, como o dossel em ferro do quarto do casal, coberto com cortinas brancas, e a cor das paredes de quase todas as divisões da casa.

Com espaço para trabalhar
Este quarto foi decorado com tons crus que acabaram por ser muito quentes, aconchegantes e luminosos. A cama, a mesa de trabalho e a cadeira, todas em madeira maciça, são Becara. Quanto à roupa da cama, com um padrão aos quadrados, é da marca Textura.

Um lavatório para dois…
A casa de banho foi revestida num tom creme igual ao escolhido para a bancada do lavatório, com duas bacias. Para dar mais leveza, os proprietários optaram por colocar dois cestos comprados no IKEA no espaço do armário.

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *