Influência Carioca nos Interiores Portugueses

Ampliacao Habitacao UnifamiliarA imagem da Natureza brasileira rica na mistura de espécies de vegetação diversificadas, das madeiras tradicionais brutas enquadradas pelo azul do céu e mar, são visualizações repentinas que temos quando falamos em beleza carioca.

Uma beleza que os brasileiros transportam para os seus interiores, tornando-os leves e simples como se de um habitat natural se tratasse.

Porque não trazer um pouco dessa leveza para terras lusitanas?

O espaço arquitectónico de uma casa contribui para o estado de espírito dos seus habitantes. Os espaços exteriores e interiores dialogam pelas suas volumetrias, proporções, aberturas em vãos e jogos de coberturas.

A apropriação dos seus interiores, com os mobiliários necessários e os objectos do dia-a-dia, surgem como o momento fundamental na interacção directa do homem com o que o rodeia.

Todos estes momentos têm o seu papel na construção de um habitat de um ser humano e nenhum deles deve ser ignorado.

A relevância do tratamento interior dos espaços implica um cuidado a ter perante a escala humana e pode contribuir para o nosso bem-estar.

A influência carioca, onde os materiais naturais se assumem e onde os espaços claros e amplos nos transmitem uma leveza interior abstracta, faz-nos lembrar permanentemente do lugar do ser humano em conjunto com a Natureza como parte integrante de um todo.

No projecto aqui apresentado verifica-se a aposta em espaços amplos com revestimentos em cores claras e sóbrias. O elemento da escada em madeira tradicional brasileira peroba mica, é projectado num gesto único onde a própria estrutura define o traço desenhado.

O mobiliário fixo foi projectado em pormenor e enquadrado nos espaços interiores. Os elementos de iluminação e mobiliários existentes, completam a harmonia estética concebida para esta habitação.

Este projecto, como exemplo de outros realizados, permite perceber como os espaços interiores portugueses podem ser facilmente influenciados pela beleza natural existente de um modo mais presente em terras brasileiras.

 

 

 

 

 

 

 

A conjugação da nossa sofisticação lusitana com a beleza singular carioca, pode transformar o nosso modo de estar para algo diferenciado com melhorias significativas. Aproveite a dica e aperfeiçoe os seus espaços.

Texto de Rita Braga Alves arquitecta

RBA | STUDIO – ARQUITECTURA E ARTE

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *