Pagar menos água, eletricidade e gás na sua casa…

Investir em pequenas remodelações no lar e adotar medidas simples pode ser o suficiente para reduzir o valor das suas faturas de eletricidade, água e gás até 50%. Veja como.

 

1 – SE VAI MUDAR UM ELETRODOMÉSTICO…
Escolha-o de classe energética A, A+ ou  A++. São mais caros, mas acabam por compensar porque consomem 30% menos de energia. Por exemplo, com um frigorífico (o aparelho que mais consome) de classe pode poupar 87 € por ano em relação a um de classe C.

2 – UTILIZE-OS BEM
Para nao baixarem o rendimento, evite pôr alimentos quentes no frigorífico e limpe o gelo na parte do fundo. Encha a máquina de lavar roupa e a da louça e escolha programas económicos. Não abra muito o forno, perderá 20% do calor.

 

3 – SUBSTITUIR AS LÂMPADAS                                                                                            Escolha as de baixo consumo ou LED. Conseguirá uma poupança de 14,60€ por unidade por ano (se estiverem acesas 5 h/dia). Para além disso, durarão 8-10 vezes mais.

4 – E AS LÂMPADAS FLUORESCENTES?
Consomem 80% menos do que as lâmpadas incandescentes, mas deve pô-las só em divisões onde o seu uso vai ser prolongado (cozinhas) pois convém evitar ligá-las e desligá-las com frequência. Se não consomem mais e encurta-se a sua duração.

5 – DETALHES COMO…
Pintar as paredes com cores claras, manter as lâmpadas limpas ou pôr reguladores de intensidade ou de presença, ajuda a baixar a fatura da luz até 30%.

6 – CONTROLAR A  TEMPERATURA…
O ideal no inverno é 19-21°C durante o dia e 15-17°C à noite. Por cada grau a mais o consumo em aquecimento dispara 5-7%. No verão que não vá além dos 25°C. Se instalar um ar condicionado, com sistema Inverter, consumirá 23% menos.

7 – CONSUMA METADE DA ÁGUA                                                                                                           Ponha redutores de pressão (ou feche um pouco válvula) e torneiras termostáticas com redutor de caudal. Autoclismos, com botão duplo.

8 – ISOLE BEM A CASA                                                                                                                   As paredes com fibra de vidro, poluretano… As janelas (por elas vai 25-30% do frio! calor) com vidro duplo de baixa emissividade e perfis em PVC ou alumínio com rutura de ponte térmica. Gastará 30% menos em aquecimento/ar condicionado.

9 – POUPE ATÉ 13 % EM AQUECIMENTO

É fácil! Instale valvulas termostáticas  nos radiadores e termóstatos-programadores nas divisões para regularem a temperatura.                                                                                              

10 – ALTERE HÁBITOS
Num duche consumirá 70 litros a menos de água do que se tomar um banho de imersão. E 12 litros menos se fechar a torneira enquanto se ensaboa, escova os dentes… Não use a sanita como balde do lixo; cada descarga são 6-12 L.

 

Pode organizar melhor os seus gastos mensais se aderir ao sistema Conta Certa. Trata-se de uma modalidade de pagamento que algumas companhias de eletricidade e gás possibilitam e que consiste em repartir o seu gasto anual de gás e luz pelos meses do ano. No 12° mês é efetuado um acerto entre o que pagou e o que realmente foi gasto. Para além disso, é realizada uma atualização do valor a pagar no próximo ano, baseada no gasto total do ano anterior. Esta é uma excelente forma de organizar as suas despesas mensais, sabendo sempre com o que conta. Existe, ainda, a possibilidade de definir o dia de débito na sua conta bancária.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *