Tire partido da sua lareira

Tire partido da sua lareira usando-a com segurança

Saiba quais são as principais recomendações de segurança a ter em consideração na hora de acender a lareira e a melhor forma de a manter sempre limpa.

Numa altura em que a maior parte das famílias se prepara para a chegada do inverno, é tempo de começar a equacionar qual a melhor forma de manter a casa
aquecida. E se durante muitos anos a imagem romântica do fogo a crepitar na lareira era exclusiva das regiões menos urbanas, hoje em dia existem cada vez mais habitações nas grandes cidades equipadas com lareiras tradicionais, cuja correta utilização pressupõe uma série de normas que não devem ser descuradas.

No caso de se tratar de uma lareira aberta, sem recuperador de calor, é fundamental que utilize uma grade de proteção, de dimensões adequadas à boca da lareira, para evitar que caso salte alguma fagulha esta possa danificar móveis, tapetes, sofás ou outros elementos que eventualmente te se encontrem por perto, podendo mesmo iniciar pequenos focos de incêndio, no caso dos materiais mais inflamáveis. Uma das recomendações de segurança em relação à utilização das lareiras, prende-se diretamente com a ideia de que é totalmente desaconselhável colocar materiais de fácil combustão ou facilmente inflamáveis perto das lareiras.

Por outro lado, caso a lareira esteja equipada com um recuperador de calor é igualmente importante ter em atenção que tanto o vidro como o restante material de que o recuperador é feito podem alcançar temperaturas bastante elevadas, pelo que é aconselhável ter sempre por perto um kit de utensílios para lareira, que contem quase sempre um gancho que permite abrir a porta do recuperador sem ter que lhe tocar diretamente, evitando assim possíveis queimaduras. Estes kits são igualmente úteis no caso das lareiras abertas, uma vez que para além da tenaz, com que pode ir ajeitando a lenha na lareira, estão quase sempre equipados com uma pequena vassoura e uma pá, indispensáveis para retirar a cinza.

A limpeza da lareira é talvez uma das principais desvantagens deste tipo de equipamento, porque tem de ser feita regularmente, para que a cinza não se acumule.

No entanto, hoje em dia já existem no mercado equipamentos que facilitam esta tarefa, como é o caso dos aspiradores de cinzas com filtro, indicados para limpar lareiras e fogões a lenha sem levantar muito pó..

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *