TRANSFORMAR ESPAÇO PEQUENO EM UM MAIOR COM DECORAÇÃO

transformar espaço pequeno maior , decoraçãoComo transformar um Espaço pequeno de uma divisão de sua casa em uma maior apenas recorrendo a uma decoração adequada .

Existem vários parâmetros a ter em conta no que toca a decoração em espaços  pequenos . Quando decoramos uma área pequena, temos de ter uma sensibilidade diferente, arrisco até a dizer, ter algum cuidado para não o transformarmos num local sufocante e inabitável, com excesso de cor, que provoque desconforto.

Decoração vertical

Um dos primiros passos é desfazer-se da mobilia considerada inutilizada e reaproveitá-la para uma altura em que queira mudar novamente a decoração ou simplesmente guardá-la para uma outra divisão.

Todas as peças em excesso que tomam o espaço demasiado cheio e desorganizado fazem com que este fique mais pequeno, por isso opte por uma decoração clean, evitando grandes estampados e padrões.

Idealmente, no que toca a peças decorativas, opte por peças verticais, ou seja, peças estreitas e altas para poder dar o efeito ilusório de que o espaço é mais amplo. Aproveite para utilizar objectos como candeeiros de suspensão, candeeiros de pé, jarras, poltronas…

Se estiver a decorar a sua sala, não é aconselhável o uso de um sofá muito grande porque ocupará grande parte da área estabelecida e acaba por perder o pouco espaço que resta, sendo mais aconselhável o uso de um sofá de pequena dimensão ou uma poltrona.

Caso tenha um sofá grande e o queira utilizar, se este for da mesma cor do espaço, já não será tão grave porque acaba por se absorver, passando despercebido.

O chão e a Cor

Quando decidir as cores a colocar nas paredes, opte por tons claros, pois estes abrem o espaço. Se decidir destacar alguma das partes da divisão com uma cor diferente, pode sempre pintar as colunas que estejam à vista.

Não será conveniente pintar uma parede completa o tecto de uma cor muito forte, como vermelho, preto ou fluorescentes, pois são tons agressivos e quando surgem num espaço de pequena dimensão, toma-se impossível lá permanecer durante muito tempo.

E por esse motivo que os restaurantes de fast food têm sempre cores vivas, porque são espaços pensados de forma a não manter os clientes muito tempo dentro do estabelecimento.

Ainda assim, um espaço pequeno não é sinónimo de ausência de cor. Prefira antes os tons pastel, estes adequam-se, bem como tons suaves. No caso do pavimento, prefira alcatifas lisas.

Se quiser optar por riscas escolha sempre as de direcção diagonal porque isso amplificará o espaço de forma surpreendente.

Uma linha diagonal é maior que uma linha recta, daí surgir esse efeito. O mesmo se passa com o pavimento de madeira de encaixe. Se pensar colocar um pavimento com mosaico, ou com um determinado padrão, este convém estar numa escala reduzida. Ao colocar o pavimento numa grande escala, o espaço parecerá mais pequeno.

A luz a Escolher:

Um dos truques de iluminação para o espaço parecer maior é a existência de grandes janelas. Aproveite para usufruir da luz que entrar. Utilize também espelhos. Além de reflectirem a luz, reflectem também determinadas zonas da divisão, parecendo que o espaço se estende para uma dimensão irreal.

 Peças transparentes, de vidro ou acrílico, são sempre uma boa opção. Estas retiram peso ao espaço e isso toma-o igualmente maior.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *